Liberado Para Agosto Saque do PIS/PASEP

Não haverá limite de saques para o trabalhador que desejar realizar saques dos rendimentos do PIS/Pasep a partir de 14 de agosto, inclusive os cotistas que não fizeram o saque do benefício até junho. O saque anual das cotas é resultado dos créditos depositados pelos empregadores nas contas dos empregados entre 1971 e 1988. Originalmente, o saque era autorizado para pessoas com, no mínimo, 70 anos. Mas, desde 2017, o governo federal autoriza o saque a empregados de todas as idades.

Encerrado em 29 de junho, o primeiro grupo de trabalhadores que puderam dispor do benefício totalizaram 1,1 milhão, e os rendimentos perfazem em R$ 1,5 bilhão. O dinheiro ficou disponível apenas para empregados com mais de 57 anos.A suspensão durante julho se deve ao cálculo do rendimento entre 2017 e 2018. No ano passado, o repasse foi de 8,9%.

Na segunda etapa, as cotas estarão disponíveis, em um primeiro momento, para correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O crédito em conta será efetuado automaticamente no dia 8 de agosto. A partir do dia 14, correntistas de outros bancos poderão reivindicar o recurso. O prazo encerra até 29 de setembro.

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) foram criados em 1970 e são contribuições pagas pelas empresas para financiar o seguro-desemprego, abono e participação nos lucros.