Servidores Protestam em Brasília

A Esplanada dos Ministérios ( Brasília-DF) deve ser ocupada nesta terça-feira, 28, por conta da manifestação organizada pelos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). A ocupação é um protesto contra os ataques a estabilidade do servidor público e a destruição da máquina pública.

Os servidores filiados aos sindicatos que representam as carreiras da união devem aderir a manifestação. O protesto tem como alvos principais: a Medida Provisória 805/17 e a Emenda Constitucional 95/2016.

A agenda do movimento tem inicio nesta segunda-feira, 27. Hoje está prevista a realização de uma audiência pública com o tema “Qual Serviço Público que Queremos?”, na Câmara dos Deputados. A iniciativa é para pressionar os deputados, para que votem contra a aprovação de projetos que retiram direitos dos servidores. Está prevista também a entrega de documento pedindo apoio a causa dos servidores públicos. O documento será entregue às lideranças do Congresso, eem seu conteúdo terão destaque: a MP805 (adiamento de reajustes e aumento da contribuição previdenciária), alvo de ações judiciais pelas entidades representantes dos servidores públicos, e o PLS 116/17 que prevê demissões e a reforma da Previdência.